O comércio online

Nos dias atuais é muito comum nós comprarmos qualquer coisa pela internet, o vendedor pode estar no Brasil ou na China, do outro lado do mundo. Essa operação já era bem comum mesmo antes da pandemia, porém com a pandemia esse hábito aumentou muito.


Em 2019, as vendas realizadas via e-commerce representaram R$ 61,9 bilhões, sendo um crescimento de 16% em relação a 2018. Já em 2020 esse valor chegou em expressivos R$ 87,4 bilhões, um crescimento de 41% e o principal motivo foi a pandemia, que exigiu a aplicação de regras de distanciamento e restrição de circulação de pessoas. As lojas online de departamento foram as que tiveram o maior aumento de faturamento, sendo um aumento de 9,73% em relação a 2019.

Além dos valores expressivos, também tivemos um número de novos usuários muito significativo. Em 2020 foram 79,7 milhões de consumidores online, sendo que 13,2 milhões estavam realizando uma compra online pela primeira vez, representando 17% do total de consumidores em 2020.

Também fomos apresentados a um modelo de compra muito novo e que está sendo cada vez mais explorado, o m-commerce. O m-commerce é um modelo de compra online que ocorre pelo celular, que está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Segundo a FGV, no Brasil existem 234 milhões de smartphones em uso, isso significa mais de 1 smartphone por habitante.

Em 2020 o m-commerce teve um faturamento de R$ 45,9 bilhões, um aumento de 78% em relação a 2019 e 176% em relação a 2018. Esses dados mostram que estamos cada vez mais migrando para o mundo digital e que ainda temos muito para explorar.

A pandemia definitivamente acelerou essa evolução para o digital, as empresas precisaram se adaptar para chegar aos consumidores e vão continuar explorando esse mercado que não possui fronteiras.

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